Sua busca será em:
- Notícias
- Artigos de Opiniões
- Na Pauta
- Vídeos
- Galeria de Fotos

Notícias

Imprimir
  • 20/10/2017 Geral

    Seminário LGBTI no Sismuc: por respeito, por direitos e por nenhum preconceito

    Seminário LGBTI no Sismuc: por respeito, por direitos e por nenhum preconceito
    Pedro Carrano
    O debate foi organizado pelo Coletivo LGBTI do Sismuc, que vem conscientizando e debatendo o tema

    Com o objetivo de debater direitos humanos e os direitos da população LGBTI (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais, Transgêneros ou Intersexos) foi realizado na sede do Sismuc debate e exibição de um curta-metragem para debater o tema, na noite de sexta-feira (20).

    Como explica Marcio Marins, coordenador da Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais, Transgêneros ou Intersexos (ABGLT), o objetivo é debater com o funcionalismo esse tema, uma vez que servidores púbicos e trabalhadores enfrentam essa questão no seu dia a dia.

    “Não se combate a LGBTIfobia sem se combater o machismo, e não se combate o machismo sem a luta de classes. Por isso nosso vínculo com os movimentos sociais”, afirma Marins.

    Durante o encontro foi exibido o documentário “Curitiba, mon amour”, um relato contundente sobre a forma como Curitiba carrega preconceito e hostilidades contra as pessoas que só querem, tão somente, o direito à sua identidade, ao seu nome escolhido, ao respeito pela sua opção sexual.

    Porém, casos de violência, falta de políticas públicas e marginalidade contra a população LGBTI são comuns na capital tida como desenvolvida.

    Marins cita o exemplo de que apenas 3% dos transexuais e travestis em Curitiba conseguem concluir uma universidade, isso porque a instituição não cria condições para a permanência desses estudantes – de uma cultura de respeito a banheiros específicos.

    O debate foi organizado pelo Coletivo LGBTI do Sismuc, que vem conscientizando e debatendo o tema.


    Pedro Carrano
Voltar para o Índice

Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Curitiba
Rua Monsenhor Celso, 225, 9º andar. Conjunto 901/902 - Centro. Curitiba- PR. Cep: 80010-150     Fone/Fax: (41) 3322-2475     E-mail: sismuc@sismuc.org.br

DOHMS