Notícias

Imprimir
  • 23/08/2019 Geral

    Resistência aos ataques e a união dos trabalhadores dão o tom da abertura do Congresso

    Resistência aos ataques e a união dos trabalhadores dão o tom da abertura do Congresso
    Repórter da base
    Abertura também marcou o lançamento da Campanha de Lutas 2019 do sindicato e contou com apresentaçãpo do grupo Baque Virado
    A resistência aos ataques e ao discurso de desvalorização dos servidores públicos marcou a abertura do XII Congresso do SISMUC que foi aberto oficialmente na noite desta sexta-feira (23). Convocando a unificação dos servidores na resistência contra o desmonte dos serviços públicos e das carreiras públicas os participantes da mesa solene de abertura destacaram a história do sindicato e dos ataques em curso contra os trabalhadores, promovidos por Greca e pelo governo Bolsonaro.

    Maior congresso dos últimos tempos do sindicato, com 710 delegados inscritos, o encontro que acontece até domingo (25), em Praia de Leste, vai definir os rumos da luta dos servidores municipais nos próximos anos. A abertura também foi marcada pelo lançamento da Campanha de Lutas 2019 do SISMUC que tem o tema “A união faz a força”.

    “Somos um conjunto de trabalhadores aqui reunidos para construção da nossa luta enquanto classe trabalhadora. Nos dividimos em pequenos grupos que chamamos categorias, mas somente a união do conjunto de trabalhadores nos fortalece para essa intensa luta que fazemos para resistir aos ataques” afirmou a atual gestão do SISMUC.

    A noite também foi marcada por uma apresentação cultural. O grupo Baque Virado –  de Curitiba, formado por mulheres que trabalham com a difusão do Maracatu, garantiu o ar festivo da abertura.

    A mesa da solenidade contou com pluralidade de opiniões, entre as participações o Sindicato dos Servidores do Magistério de Curitiba (SISMMAC), um sindicato que tem construído as lutas conosco, desde o início dessa gestão, representado por Dulce Chaves; do Sindicato dos Servidores Municipais de Araucária (SIFAR), representado por Sarita Malaguty, o SIFAR representa um sindicato que se alia aos mesmos princípios do SISMUC, independência frente a patrões e governos, trabalho de base e solidariedade ativa de classe; representando a Intersindical - Instrumento de luta e organização da classe trabalhadora, convidamos o metalúrgico Emanuel Melato. Para representar a Central Única dos Trabalhadores (CUT), Adriana Kalckmann; do Sindicato dos Servidores Municipais de São José dos Pinhais (SINSEP) contamos com a presença de Márcia Grochoska; e da APP Sindicato o presidente Hermes Leão.

    A programação do Congresso tem continuidade no sábado a partir das 9h com Análise de Conjuntura. Logo após haverá plenária de leitura e aprovação do regimento do congresso e início dos grupos de trabalho.

    Imprensa SISMUC
Voltar para o Índice

Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Curitiba
Rua Nunes Machado, 1577 - Rebouças, Curitiba - PR. CEP: 80220-070     Fone/Fax: (41) 3322-2475 | (41) 98407-4932     E-mail: sismuc@sismuc.org.br
Atendimento de segunda a sexta-feira das 8h às 18h.

DOHMS