Na Pauta

  • 11/03/2022 Na Pauta

    Servidores aposentados se mobilizam contra o desconto de 14% nos proventos na tarde da última quinta

    Servidores aposentados se mobilizam contra o desconto de 14% nos proventos na tarde da última quinta
    QuemTV
    As servidoras e servidores aposentados entregaram Carta Aberta à Prefeitura de Curitiba e seguiram para o prédio do IPMC para audiência com o presidente do Instituto.

    Organizado pelo SISMUC e SISMMAC — Sindicato dos Servidores do Magistério Municipal de Curitiba, o protesto reuniu servidoras e servidores aposentados para reivindicar contra a proposta de cobrança indevida dos 14% nos proventos (salário e benefícios) de quem recebe menos do que o teto máximo (atualmente R$7.087,22).

    Os servidores aposentados se concentraram em frente à Prefeitura de Curitiba, onde entoaram palavras de ordem dirigidas ao prefeito Rafael Greca (DEM). Os manifestantes reforçam que já pagaram esta conta durante toda a carreira, não é justo pagar pela segunda vez.

    O prefeito não recebeu as dirigentes de ambos os sindicatos para articulação da atual situação. No entanto, no decorrer da mobilização, a Carta Aberta foi protocolada, além da solicitação da abertura de um processo de negociação com a administração da Prefeitura, para que o desconto de 14% seja revisto.

    Marcha em direção ao prédio do IPMC

    Em seguida, a mobilização seguiu em marcha até o Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Curitiba (IPMC), onde o presidente do Instituto, Ary Gil Merchel Piovesan, aguardava para o debate da pauta.

    Durante a audiência, que contou com a presença da gestão do SISMUC e SISMMAC, além das aposentadas da base, reforçamos a importância de manter um diálogo transparente com os servidores. A votação para aprovação da Reforma da Previdência ocorreu em regime de urgência, sem que houvesse debate público necessário. Além disso, a categoria não foi informada de maneira clara sobre o desconto de 14%. “No momento da aprovação da Reforma da Previdência no município, muitos aposentados não se deram conta do impacto que o projeto traria para os servidores não ativos”, revelou Mônica Giovannetti, aposentada do SISMUC.

    legenda

    Juliana Mildemberg e Mônica Giovannetti em reunião com o IPMC (Créditos: Gregório Camilo)

    Gil Piovesan afirmou que a Reforma veio porque o antigo modelo não era sustentável para a atual realidade brasileira: “Nós precisamos manter o sistema viável. Se o município não tiver recursos disponíveis, não haverá equilíbrio financeiro para os que já se aposentaram e para os que ainda vão se aposentar”.

    Para Liliane Cotinho, diretora de Aposentados e Idosos do SISMUC, o presidente se mostrou irredutível. “O desconto vem e isso vai custar para o nosso bolso. Mas nós vamos continuar a luta para que a cobrança dos 14% seja revogada!”.

    SISMUC e SISMMAC organizam nova mobilização ainda para o mês de março e convocam as servidoras e servidores para irem às ruas. Acompanhe nossas redes sociais para mais informações.




    Imprensa SISMUC - Ana Carolina Pacífico
Voltar para o Índice

Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Curitiba
Rua Nunes Machado, 1577 - Rebouças, Curitiba - PR. CEP: 80220-070     Fone/Fax: (41) 3322-2475 | (41) 98407-4932     E-mail: sismuc@sismuc.org.br
Atendimento de segunda a sexta-feira das 8h às 18h.

DOHMS