Notícias

Imprimir
  • 06/12/2022 Na Pauta

    Em assembleia, servidores decidem por adiamento do 13º Congresso do SISMUC

    Em assembleia, servidores decidem por adiamento do 13º Congresso do SISMUC
    Servidores também deliberam por realizar o Congresso nos dias 14, 15 e 16 de abril de 2023

    Em Assembleia Extraordinária, realizada na noite desta terça-feira (06/12), às 19h, na sede do SISMUC, os servidores sindicalizados votaram e decidiram pelo adiamento do 13º Congresso do SISMUC que seria realizado nesta semana, dias 9, 10 e 11 de dezembro, na Associação Banestado, em Pontal do Paraná. A deliberação se dá em decorrência das fortes e frequentes chuvas e dos deslizamentos ocorridos nas rodovias que ligam Curitiba ao litoral.

    “Estivemos na defesa civil dialogando com o Coronel Vidal, ele nos informou que estão atendendo muitas ocorrências causadas pelas chuvas em Curitiba e região metropolitana. E, que não há nenhum impedimento quanto fazermos nosso Congresso, no entanto, reforçou que se há possibilidade de adiarmos, seria o mais apropriado para o momento. Além desta questão, estudamos a possibilidade de mudar o local do nosso evento, inclusive aqui para a região metropolitana, mas não conseguimos nenhum espaço que tivesse disponível para estas datas”, destacam integrantes da direção do SISMUC e da comissão organizativa.

    Durante a explicação, o advogado e assessor jurídico do SISMUC, Ludimar Rafanhim, explicou também que do ponto de vista jurídico, a mudança da data não viola o Estatuto do Sindicato, nem mesmo o regimento do Congresso.

    Mesmo com o Congresso todo organizado e pronto para acontecer, durante a Assembleia os servidores sindicalizados reforçaram a importância de preservar a segurança de todos e todas as participantes do evento, tendo em vista que o maior patrimônio é a vida dos servidores e servidoras.

    Com o adiamento, também foi deliberado pela realização do 13º Congresso nos dias 14, 15 e 16 de abril, na própria Associação Banestado. A data considerou a disponibilidade da agenda do local e o fato de não haver sábado letivo dos professores da educação.

    É importante destacar que, com a mudança da data, não serão feitas novas eleições de delegados. “Se neste período houverem mudanças do servidor do seu local de trabalho, nada muda. Ou seja, os servidores sindicalizados já eleitos delegados será mantido, até porque não estamos fazendo a organização de um novo Congresso e sim o adiamento do mesmo”, explicou a comissão organizativa do Congresso.

    Informes gerais

    Regras de transição e volta do teto de isenção aos servidores aposentados
    Hoje (6/12), o deputado federal eleito Tadeu Veneri (PT), protocolou no Grupo de Trabalho da Previdência e entregou ao ex-ministro José Pimentel, um documento que pede o restabelecimento das regras de transição para os servidores públicos municipais e estaduais.

    No documento, Veneri também pediu a volta do teto de isenção das contribuições previdenciárias dos aposentados e pensionistas do serviço público e todas as demais regras revogadas pela Emenda Constitucional 103/2019, de Bolsonaro.

    Mobilização contra o Plano de Fim de Carreiras — O SISMUC convoca todos os servidores e servidoras públicas para participar de um Ato Político contra o plano de fim de carreiras apresentado pela administração municipal, no dia 1 de fevereiro, 08h30, na Câmara Municipal. A data marca a abertura dos trabalhadores da Casa que normalmente conta com a presença do Prefeito.


    Imprensa SISMUC - Riquieli Capitani
Voltar para o Índice

Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Curitiba
Rua Monsenhor Celso, 225 - Centro, Curitiba - PR CEP: 80010-150     Fone/Fax: (41) 3322-2475 | (41) 98407-4932     E-mail: sismuc@sismuc.org.br
Atendimento de segunda a sexta-feira das 8h às 18h.

DOHMS