Notícias

Imprimir
  • 26/07/2022 Na Pauta

    Após negociação, PMC se compromete a pagar novo piso dos agentes de endemias até 12 de agosto

    Após negociação, PMC se compromete a pagar novo piso dos agentes de endemias até 12 de agosto
    Trabalhadores vão receber pagamento retroativo ao mês de maio

    Na tarde de sexta-feira (22/07), a Prefeitura de Curitiba publicou, no Diário Oficial do Município, o Decreto 1050 que garante o pagamento do novo piso nacional dos agentes de combate às endemias e dos agentes comunitários de saúde para os servidores de Curitiba.

    No documento, a Prefeitura decretou que o pagamento seria realizado até 31 de agosto. Mas, após negociação da gestão Sindicato pra Valer, inclusive solicitando via processo administrativo que a implementação do novo piso aos servidores fosse realizado em folha suplementar ainda neste mês de julho, a SMAP (Secretaria Municipal de Administração e de Gestão de Pessoal) se comprometeu em pagar os profissionais até 12 de agosto.

    Outra conquista, fruto da luta dos trabalhadores, é que o valor será retroativo a 5 de maio de 2022, data de promulgação da Emenda Constitucional n.º 120/2022. Ou seja, o pagamento será da integralidade dos valores retroativos, feito em parcela única.

    O orçamento para o pagamento do novo piso salarial das duas categorias são oriundos do orçamento do Fundo Nacional da Saúde (FNS) e estão vinculados ao salário mínimo, sendo assim, todo começo de ano será reajustado no mesmo percentual e data em que se der o reajuste do salário mínimo nacional, definido pelo Governo Federal.

    “A conquista do piso é resultado da mobilização da categoria que historicamente contribui para a melhoria de vida da população brasileira. E, nós a partir da negociação, conseguimos que a Prefeitura se comprometa a realizar o pagamento dos profissionais no começo do mês. Agora seguiremos na luta para avançar pela implementação do risco de vida e saúde e também para o plano de carreiras para a categoria”, afirma a gestão Sindicato pra Valer.


    Imprensa SISMUC - Riquieli Capitani
Voltar para o Índice

Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Curitiba
Rua Monsenhor Celso, 225 - Centro, Curitiba - PR CEP: 80010-150     Fone/Fax: (41) 3322-2475 | (41) 98407-4932     E-mail: sismuc@sismuc.org.br
Atendimento de segunda a sexta-feira das 8h às 18h.

DOHMS