Notícias

Imprimir
  • 16/08/2022 Na Pauta

    Fundação Cultural e Agentes Administrativos: avanços na mesa de negociação das pautas específicas

    Fundação Cultural e Agentes Administrativos: avanços na mesa de negociação das pautas específicas
    Ana Carolina Pacífico
    Confira o que foi pauta da reunião na Secretaria de Gestão de Pessoas na última sexta-feira

    Na sexta (12), nos reunimos com a coordenação da Fundação Cultural de Curitiba (FCC) e com a Secretaria Municipal de Administração e de Gestão de Pessoal para discutir as pautas específicas dos servidores da FCC e dos agentes administrativos, com atuação em todos os segmentos do município.

    Fundação Cultural - A categoria passou por um período de esquecimento por parte da Prefeitura, pois foi uma das instituições mais impactadas pela avalanche das terceirizações, com parte das atividades ficando a cargo do Instituto Curitiba de Arte e Cultura (ICAC). Além das terceirizações, houve a extinção de diversos cargos, a falta de concursos públicos e, consequentemente, a não reposição de servidores aposentados.

    Em mesa, a SMAP afirma que realizará, ainda no mês de agosto reunião para tratar da abertura de concurso público para 2023 e, assim, suprir a falta de servidores no quadro de pessoal.

    O plano de carreiras segue congelado até o dia 31 de dezembro deste ano, porém, a Administração se comprometeu a retomar a discussão das carreiras próprias da FCC, com organograma que faça jus às demandas atuais da Fundação. O SISMUC continuará dialogando com a gestão para que este plano de carreira saia do papel.

    Em reunião, também questionamos a necessidade de descentralizar as ações culturais e da integração das ações entre as secretarias, assim há um trabalho coletivo pelo fortalecimento da FCC e uma ampliação do acesso nos espaços da cidade para que diferentes grupos da população possam participar e se engajar com os movimentos artísticos e culturais. “Muitos servidores não têm conhecimento da gratuidade desses espaços culturais, a informação não chega aos servidores nos locais de trabalho”, reforça a direção do SISMUC.

    Acesse a ata da reunião aqui

    Agentes Administrativos - Atualmente, há falta de servidores para garantir um quadro funcional adequado em todos os setores da Prefeitura, causando excesso de trabalho e adoecimento dos trabalhadores. A SMAP informa que todos os candidatos do último concurso realizado já foram chamados e estão em atuação, por isso, já está em estudo a viabilidade para novo concurso público para os agentes administrativos, com possibilidade para 2023, uma grande vitória para a categoria.

    Ainda pela falta de profissionais, discutimos sobre o remanejamento interno dos servidores nas secretarias, no qual a Administração indicou que apenas as secretarias possuem autonomia para realizar o remanejamento conforme suas necessidades, sendo possível apenas aos servidores solicitarem a permuta — desde que autorizada pelas chefias de ambas as secretarias.

    Em casos de desvio de função, cobramos a PMC para que esses desvios não ocorram, a administração informou que é necessário que a denúncia seja oficializada junto à SMAP para as devidas providências.

    Reforçamos que em todas as segundas semanas de cada mês, realizamos os coletivos das categorias no SISMUC. Fique por dentro das datas por meio das nossas redes sociais, participe, somente com a sua presença na luta pela valorização do serviço público!

    Acesse a ata da reunião aqui


    Imprensa SISMUC - Ana Carolina Pacífico
Voltar para o Índice

Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Curitiba
Rua Monsenhor Celso, 225 - Centro, Curitiba - PR CEP: 80010-150     Fone/Fax: (41) 3322-2475 | (41) 98407-4932     E-mail: sismuc@sismuc.org.br
Atendimento de segunda a sexta-feira das 8h às 18h.

DOHMS