Notícias

Imprimir
  • 07/10/2022 Na Pauta

    PISO SALARIAL ENFERMAGEM: O que acontece agora? Quando serão pagos os novos valores?

    PISO SALARIAL ENFERMAGEM: O que acontece agora? Quando serão pagos os novos valores?
    Entenda os próximos passos dessa importante conquista da categoria
    Nesta terça-feira (4), o Senado Federal aprovou por unanimidade o Projeto de Lei Complementar (PLP 44/2022), que trata do custeio para o pagamento do piso salarial da enfermagem. O PLP 44, de autoria do Senador Luis Carlos Heinze (PP-RS), foi uma das soluções orçamentárias apresentadas para viabilizar o pagamento do piso salarial dos profissionais da saúde, suspenso em setembro pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso.

    Em seu texto, o PLP diz que os estados, municípios e Distrito Federal possam utilizar os fundos do enfrentamento da pandemia como fonte de recursos para o pagamento do piso salarial da enfermagem.

    O que acontece agora?

    Após a aprovação, o PLP 44/2022 será encaminhado para a Câmara dos Deputados, onde será votado e, se aprovado por maioria, seguirá para o presidente da República, que terá 15 dias para sancionar ou vetar a lei.

    Quando acaba a suspensão do pagamento do piso salarial da enfermagem?

    O piso da enfermagem teve sua suspensão decretada por 60 dias pelo ministro do STF Roberto Barroso, até que os estados e municípios explicassem de onde partiriam as verbas para o pagamento do piso salarial da enfermagem. A suspensão do piso salarial dos enfermeiros termina a partir do dia 3 de novembro de 2022.

    Em reunião, o presidente da Câmara, Arthur Lira, afirmou à categoria que até o dia 4 de novembro haverá financiamento suficiente para que a Enfermagem receba o que é seu por direito! 
    O SISMUC continuará acompanhando e pressionando para que a lei seja cumprida.
    Imprensa SISMUC - Ana Carolina Pacífico
Voltar para o Índice

Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Curitiba
Rua Monsenhor Celso, 225 - Centro, Curitiba - PR CEP: 80010-150     Fone/Fax: (41) 3322-2475 | (41) 98407-4932     E-mail: sismuc@sismuc.org.br
Atendimento de segunda a sexta-feira das 8h às 18h.

DOHMS