Notícias

Imprimir
  • 29/11/2022 Na Pauta

    Fórum Nacional da Enfermagem se reúne com equipe de transição do governo e debate o piso salarial

    Fórum Nacional da Enfermagem se reúne com equipe de transição do governo e debate o piso salarial
    Ascom - Confen

    Na semana passada, o Fórum Nacional da Enfermagem foi recebido pela equipe de transição do novo governo federal para debater a respeito do piso salarial da categoria. A reunião com o grupo técnico responsável pelos temas de saúde aconteceu na sede da Organização Pan-americana da Saúde (OPAS/OMS), em Brasília.

    As entidades da enfermagem presentes no encontro entregaram uma carta de pautas prioritárias que incluiu, além do piso e suas fontes de financiamento, a implantação da jornada de trabalho de 30 horas e do regime de aposentadoria especial para a enfermagem, concursos públicos para viabilizar um quantitativo de mais de 20 mil profissionais para reduzir o subdimensionamento dos serviços de saúde, a criação da categoria de técnico em enfermagem na rede federal, a participação na gestão, visando contribuir para a operacionalização das políticas públicas voltadas ao trabalho no âmbito do Ministério da Saúde e o fim do ensino à distância, entre outros temas.

    O ex-ministro da saúde, Arthur Chioro, que agora coordena a equipe técnica do grupo de transição, firmou o compromisso de seguir a promessa de campanha do presidente eleito Lula e incluir no relatório de diagnóstico do setor o financiamento do piso salarial no plano de governo. Foi estabelecido um prazo até o início de dezembro para receber novas sugestões de temas a serem incluídos neste relatório.

    Piso salarial da enfermagem - Na última quarta-feira,(23/11), o Congresso Nacional aprovou a criação da comissão especial para discussão e aprovação da PEC 27/2022, do Deputado Mauro Benevides, que autoriza a utilização do excedente de fundos públicos federais no financiamento do piso salarial da enfermagem.

    Irene Rodrigues, responsável pela pasta de Políticas Públicas e Sociais do SISMUC e da CONFETAM, também presente na reunião com Chioro, aponta que a PEC 27/2022 ainda não é a grande conquista da enfermagem, mas representa uma vitória em meio a esta luta.

    O tempo curto para aprovação da PEC é um dos grandes desafios, afinal, a última sessão parlamentar acontece no dia 15 de dezembro, após esta data, as votações seguem em pausa pelo recesso até o dia 1º de fevereiro de 2023.


Voltar para o Índice

Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Curitiba
Rua Monsenhor Celso, 225 - Centro, Curitiba - PR CEP: 80010-150     Fone/Fax: (41) 3322-2475 | (41) 98407-4932     E-mail: sismuc@sismuc.org.br
Atendimento de segunda a sexta-feira das 8h às 18h.

DOHMS