Notícias

Imprimir
  • 17/07/2020 Educação

    Após pressão, SME distribuirá EPIs para entrega dos kit’s alimentação

    Após pressão, SME distribuirá EPIs para entrega dos kit’s alimentação
    Arte: CTRL S
    Prefeitura também afirma que haverá monitoramento do fornecimento de alimentação escolar

    Após a pressão dos sindicatos SISMMAC e SISMUC sobre as medidas de segurança dos profissionais na logística de entrega dos Kit´s alimentação, referente ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), a Prefeitura afirmou ao Conselho de Alimentação Escolar (CAE) que estará enviando EPIs à todas as unidades educacionais para a terceira entrega, que está programada para iniciar na próxima semana a partir de segunda-feira (20).

    Segundo o departamento de logística, as unidades receberão máscaras de tecido, 10 protetores faciais (face shield), luvas descartáveis e álcool gel.

    Devemos reforçar que as máscaras de tecido não substituem os EPIs respiratórios, porque não têm eficácia comprovada de acordo com a Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI). As máscaras de tecido não têm controle de fabricação, não há vedação e por não serem descartáveis aumenta a possibilidade de contágio durante a manipulação. O uso incorreto pode gerar uma falsa sensação de proteção e aumentar ainda mais o contágio.

    Fica claro que a gestão Greca tenta se livrar da responsabilidade de fornecer o equipamento de proteção adequado. A partir do momento em que os trabalhadores estão realizando o contato com a comunidade, eles devem ter os EPIs certos para proteger suas vidas e de suas famílias.

    Problemas com as empresas terceirizadas

    Denúncias

    A entrega dos kit’s alimentação começa na próxima segunda-feira (20). No entanto, os sindicatos já foram informados de unidades que ainda não receberam os EPIs.

    Se a sua unidade ainda não recebeu os EPIs anunciados pela Prefeitura para realizar a entrega dos kit’s alimentação, ou está ocorrendo aglomerações no seu local de trabalho, nos informe pelo canal sigiloso Fala, Servidor! por meio do whatsapp (41) 99661-9335, que integra o Movimento de Proteção à Vida dos Trabalhadores. A informação será tratada com sigilo. Não esqueça de informar na mensagem o seu o local de trabalho!
    A Secretaria Municipal de Educação (SME) informou que os problemas ocorridos na última entrega foram responsabilidade das empresas terceirizadas, com as quais a Prefeitura mantém contratos para o fornecimento de alimentação escolar para toda a rede de ensino.

    Além disso, a administração afirmou que, para a próxima entrega dos kit’s, haverá um monitoramento cuidadoso para que isso não ocorra mais. Essa situação desagradável poderia ter sido evitada caso a SME tivesse feito esse acompanhamento desde o início do processo de composição dos kit´s por parte das terceirizadas.

    Entrega de kit’s e atividades complementares

    Junto com a entrega dos kit’s alimentação, serão distribuídas também as atividades complementares. Esse método tem sido alvo de denúncias dos sindicatos ao Ministério Público do Trabalho (MPT-PR) devido a algumas situações de aglomerações em unidades escolares durante a organização das atividades, o que coloca muitos trabalhadores em risco de contágio, principalmente durante o alerta laranja e o crescimento de casos de Covid-19 em Curitiba.

    Desde o início do trabalho remoto, os sindicatos estão constantemente em contato com a SME para buscar informações e denunciar o desencontro de orientações dadas aos profissionais pelos núcleos regionais, principalmente referente as convocações presenciais nas unidades fora do dia da entrega dos kit´s alimentação.

    Nesse momento, entendemos a entrega dos kit’s alimentação como uma atividade essencial devido à pandemia e à situação de insegurança alimentar que muitos estudantes estão expostos. É fundamental garantir o direito e a qualidade da alimentação escolar também em tempos de pandemia!


Voltar para o Índice

Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Curitiba
Rua Nunes Machado, 1577 - Rebouças, Curitiba - PR. CEP: 80220-070     Fone/Fax: (41) 3322-2475 | (41) 98407-4932     E-mail: sismuc@sismuc.org.br
Atendimento de segunda a sexta-feira das 8h às 18h.

DOHMS