Notícias

Imprimir
  • 22/04/2021 Educação

    MP quer expor alunos e trabalhadores com retorno presencial sem vacina

    MP quer expor alunos e trabalhadores com retorno presencial sem vacina
    Arte: Ctrl S
    Sindicatos já solicitaram entrada na ação para nos manifestarmos contra volta às aulas antes da vacinação

    O Ministério Público do Paraná (MP-PR) entrou com uma ação contra o governo do estado e também contra várias prefeituras, inclusive a de Curitiba, exigindo um plano de retorno das aulas presenciais.

    O absurdo da ação do MP-PR é querer forçar o retorno presencial com base em dados de outros países, onde as aulas presenciais já foram retomadas, sem considerar a realidade das unidades escolares municipais e estaduais. Além disso, o MP não tenta de forma alguma condicionar o retorno das aulas a um processo amplo de vacinação dos trabalhadores da educação.

    Será que o MP se deu ao trabalho de visitar escolas e CMEIs, conferir se todas as janelas abrem, se há ventilação nas salas, se há espaço para cumprir o distanciamento social, entre outros fatores para que o retorno seja minimamente viável?

    A comparação também é injusta pois em muitos lugares os trabalhadores da educação fizeram parte do grupo prioritário para receber a vacina desde o início da distribuição de doses, muito diferente do que temos acompanhado nos estados e municípios brasileiros.

    Apesar das ações correrem em segredo de justiça, os departamentos jurídicos do SISMUC e do SISMMAC já solicitaram acesso ao processo e também peticionaram a entrada na ação para nos manifestarmos contra a volta às aulas presenciais sem a vacinação dos trabalhadores da educação. Os sindicatos aguardam autorização da justiça para participarem da ação.

    O SISMMAC e o SISMUC estão atentos a essa tentativa de retirada de direitos que coloca em risco a vida dos trabalhadores e, logo que tivermos mais informações, divulgaremos em nossos sites e também nas redes sociais dos sindicatos.

    Imprensa Sismuc e Sismmac
Voltar para o Índice

Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Curitiba
Rua Nunes Machado, 1577 - Rebouças, Curitiba - PR. CEP: 80220-070     Fone/Fax: (41) 3322-2475 | (41) 98407-4932     E-mail: sismuc@sismuc.org.br
Atendimento de segunda a sexta-feira das 8h às 18h.

DOHMS