Notícias

Imprimir
  • 22/09/2021 Educação

    Retorno de 100%, NÃO! Coletivo de Ed. Infantil acontece no dia 24

    Retorno de 100%, NÃO! Coletivo de Ed. Infantil acontece no dia 24
    Arte: Ctrl S
    Coletivo visa dar repasse das ações tomadas pelo Sindicato e organizar ações da categoria

    Não faltam motivos para os servidores cruzarem os braços contra os desmandos da gestão Greca, e para a educação infantil, não é diferente. Sem nenhuma comunicação OFICIAL, a Prefeitura de Curitiba tem divulgado na mídia, através dos Núcleos Regionais de Educação e das direções, o retorno presencial dos estudantes com 100% das crianças a partir do dia 27 de setembro.

    Esse tipo de postura tenta “esconder” a responsabilidade da gestão que ainda não oficializou o retorno presencial das aulas. O que Greca e a Secretaria Municipal de Educação (SME) parecem não querer responder é: com o retorno de 100% dos alunos, isso significa o FIM de qualquer tipo de protocolo de segurança nas unidades escolares? Ao que parece a resposta é SIM!

    E com a irresponsabilidade da gestão, é preciso pensar como iremos responder a este ataque! Por isso, no dia 24 de setembro, o SISMUC promove o Coletivo de Educação Infantil para desdobrar as ações tiradas em assembleia pensando mais especificamente no retorno presencial das aulas.

    O encontro acontece às 19h e a inscrição pode ser feita pela brevemente pelo link:https://bit.ly/coletivoedinfantil2409.

    Veja o passo a passo de como participar do Coletivo!

    1. Faça sua inscrição em:https://bit.ly/coletivoedinfantil2409

    2. Caso você queira participar no celular baixe o Zoom Cloud Meetings na loja de aplicativos do seu dispositivo (Play Store ou Apple Store).Caso você participe de um computador ou notebook, acessehttps://zoom.us/client/latest/ZoomInstaller.exe e faço o download do aplicativo.

    3. Com o aplicativo instalado no seu celular, clique em “registrar” e siga os passos indicados para criar uma conta. Caso vá utilizar um computador, acesse:https://zoom.us/signup e siga os passos para o registro.

    4. A confirmação com o link para a participação será enviada no seu E-MAIL NA MANHÃ de quarta-feira.

    5. Depois de recebido, é só clicar para participar!

    Se ainda tiver dúvidas, veja o vídeo no fim da matéria.
    Unidades sem estrutura e sem protocolos!

    As unidades escolares quase não têm a estrutura necessária para de fato apresentar segurança em relação ao contágio do novo coronavírus e com as salas de aula lotadas isso tende a piorar muito. Na educação infantil, por exemplo, as crianças mais novas precisam de mais contato físico entre professores e alunos e é muito difícil controlar a proximidade entre os próprios alunos.

    Além disso, os professores e professoras acabam precisando atender várias necessidades básicas das crianças que exigem contato, como é o caso do uso do banheiro ou até mesmo da alimentação. Isso significa que com mais crianças em sala de aula fica IMPOSSÍVEL manter os protocolos de segurança e higienização do ambiente.

    O SISMUC enviou um ofício à SME na tentativa de confirmar oficialmente a informação que já roda nos grupos de WhatsApp há alguns dias e pedir uma reunião com a secretária que permita a discussão de um, protocolo.

    A postura da Prefeitura de apenas divulgar a informação nos grupos de WhatsApp é bastante irresponsável, afinal de contas não é dessa forma que se trata um assunto que mexe com toda a organização dos CMEIs, na rotina dos trabalhadores e trabalhadoras e com a saúde de todos os envolvidos.

    A Prefeitura de Curitiba precisa se responsabilizar sobre o retorno presencial de 100% dos alunos de forma INSEGURA. E por isso, cobramos não apenas um posicionamento oficial, como o protocolo que garanta essa segurança.


    Imprensa SISMUC
Voltar para o Índice

Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Curitiba
Rua Nunes Machado, 1577 - Rebouças, Curitiba - PR. CEP: 80220-070     Fone/Fax: (41) 3322-2475 | (41) 98407-4932     E-mail: sismuc@sismuc.org.br
Atendimento de segunda a sexta-feira das 8h às 18h.

DOHMS