Notícias

Imprimir
  • 26/11/2021 Educação

    Remanejamento da educação escancara urgência de concursos públicos

    Remanejamento da educação escancara urgência de concursos públicos
    Arte: Ctrl S
    A contratação de 140 professores de Docência I via PPS não chega nem perto de cobrir o rombo

    Greca precisa realizar concurso público urgentemente para contratar professores e demais servidores da educação. Levantamento realizado com base no quadro de vagas do remanejamento deste ano mostra que existem vagas descobertas em praticamente todas as áreas e que o déficit não foi ou será coberto com as contratações via Processo Seletivo Simplificado (PSS).

    Entre os professores de educação infantil, há 891 vagas sem servidores concursados: 682 delas estão preenchidas por professores contratados via PSS, segundo o Portal de Transparência, e outras 290 estão descobertas. A Prefeitura também anunciou a contratação de 140 professores de educação infantil via PSS, mas o levantamento do déficit para 2022 depende da prorrogação ou não dos contratos atuais.

    Também há mais de 150 vagas descobertas entre os servidores do apoio administrativo e mais de 150 entre os servidores do apoio escolar.

    Entre os profissionais do magistério, o déficit é de mais de 500 professores de Docência I, mais de 70 professores de Educação Física e mais de 270 pedagogos. A contratação de 140 professores de Docência I via PPS, anunciada nesta semana, não chega nem perto de cobrir o rombo.

    A realização de novos concursos públicos é uma demanda urgente. Ao longo do ano, a Prefeitura zerou a lista de espera dos concursos em aberta, mas o déficit aumentou em relação ao ano anterior devido ao grande número de aposentadorias e exonerações. Durante a greve do basta, o secretário de Governo, Luiz Fernando de Souza Jamur, afirmou que a Prefeitura abrirá concurso no início de 2022 e devemos nos manter atentos e mobilizados para garantir que as vagas atendam as reais necessidades e permitam avançar na qualidade da educação pública de Curitiba.

    Sabemos que os profissionais contratados pelo Processo Seletivo Simplificado dão o seu melhor, mas têm menos direitos trabalhistas e um vínculo temporário. Por isso, precisamos seguir mobilização pela realização de novos concursos, forma de ingresso que é fundamental para o fortalecimento dos serviços públicos ofertados a população.

    Remanejamento

    Desde 2019, a Prefeitura tem dificultado a mudança de turno para os profissionais do magistério para maquiar a falta de professores. Desde então, os pedidos de turno são feitos apenas ao final do remanejamento, por meio de requerimento. Com isso, os critérios não menos transparentes e não sabemos quais são os mecanismos adotados pela administração para conceder a troca de turno para uns e não para outros.

    Neste ano, a etapa dos requerimentos vai do dia 15 de dezembro a 10 de janeiro de 2022. Clique aqui para conferir o edital.

    Imprensa SISMUC e SISMMAC
Voltar para o Índice

Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Curitiba
Rua Nunes Machado, 1577 - Rebouças, Curitiba - PR. CEP: 80220-070     Fone/Fax: (41) 3322-2475 | (41) 98407-4932     E-mail: sismuc@sismuc.org.br
Atendimento de segunda a sexta-feira das 8h às 18h.

DOHMS