Opinião

  • 14/05/2021

    Luta pela vacinação contra a Covid-19 marca o Dia da(o) Assistente Social

    Luta pela vacinação contra a Covid-19 marca o Dia da(o) Assistente Social
    Neste 15 de maio parabenizamos os assistentes sociais pela luta diária em defesa da população mais vulnerável

    Atuando na linha de frente do combate e enfrentamento da pandemia de coronavírus, os assistentes sociais comemoram seu dia neste sábado, 15 de maio, ainda sem terem sido imunizados contra a Covid-19. O descaso dos governos e as ações de desmonte do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) tem atingido a categoria que não foi priorizada no Plano Nacional de Vacinação, do Ministério da Saúde, mesmo sendo a assistência social um serviço essencial, que não pode parar.

    Desde o início da pandemia em março de 2020, a categoria tem atuado no atendimento presencial daqueles que estão mais vulneráveis em nossa sociedade e assistido de perto o agravamento da situação financeira e de saúde das famílias diante da crise sanitária. A procura pelos atendimentos de assistência social dos municípios têm aumentado e os recursos destinado pelos governos diminuído. São os trabalhadores da assistência social que possibilitam o acesso, quando esse existe, a direitos básicos para a população mais vulnerável.

    A priorização da vacina para os trabalhadores do SUAS é fundamental para garantir segurança na realização da atividade. Afinal, eles estão em risco de contaminação diariamente! É preciso que as unidades de assistência social ofereçam condições de trabalho e segurança contra a contaminação por coronavírus. É preciso garantir uma estrutura adequada que possibilite ventilação, distanciamento social, equipamentos de proteção individual, água para higiene de servidores e usuários dos serviços.

    Nossa homenagem é para os assistentes sociais e para todos os profissionais do SUAS que resistem e lutam bravamente diante do descaso dos governos, respeitam o espaço e o bem público, e lutam por seus direitos e pelos direitos da população mais desassistida.

    É preciso valorizar e respeitar estes trabalhadores que fazem a diferença na vida de muitas pessoas, mesmo diante das dificuldades impostas por governos.

    Imprensa SISMUC SIFAR
Ver índice de opinião

Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Curitiba
Rua Nunes Machado, 1577 - Rebouças, Curitiba - PR. CEP: 80220-070     Fone/Fax: (41) 3322-2475 | (41) 98407-4932     E-mail: sismuc@sismuc.org.br
Atendimento de segunda a sexta-feira das 8h às 18h.

DOHMS