Carta Aberta dos Dentistas
    O município, na contramão desta tendência, condenando a categoria Odontológica.

A Categoria Odontológica com o apoio das entidades de classe CRO/PR, ABO/PR, SOEPAR e SISMUC, vem por meio desta demonstrar a indignação dos profissionais Cirurgiões-Dentistas da rede municipal de Saúde de Curitiba sobre o pronunciamento do Poder Público Municipal no Teatro Guaíra na data de 24 de maio do corrente ano, tratando do plano de cargos e salários a determinadas categorias.

A exclusão dos Cirurgiões-Dentistas do quadro de contemplação salarial causou perplexidade, visto que a Odontologia é uma profissão de alta complexidade, com grande relevância social. O salário base atual do Cirurgião-Dentista da Prefeitura Municipal de Curitiba está equiparado ao de categorias de nível médio, sendo isto no mínimo um contrassenso.

Num período em que se percebem iniciativas pioneiras do governo federal de investimentos em saúde bucal de qualidade, que deve ampliar o acesso à saúde bucal para todos os brasileiros, entendendo sua importância como mais um fator de inclusão social, e qualidade de vida dos cidadãos, vem o município de Curitiba na contramão desta tendência, condenando a categoria Odontológica a uma condição de desvalorização.

O trabalho do Cirurgião-Dentista envolve entre outros aspectos um alto nível de estresse e de insalubridade, possíveis danos físicos ao longo do tempo, o embate direto com doenças infecto-contagiosas de alta prevalência e a imprevisibilidade das respostas biológicas frente a procedimentos terapêutico-cirúrgicos. Diante do exposto aguardamos posicionamento do Poder Público Municipal do motivo desta discriminação de nossa categoria. Aguardamos as devidas providências de reparo desta situação. A famosa Cidade Sorriso pode perder seu título!
    Ghilherme Carvalho
Ver índice de opinião

Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Curitiba
Rua Nunes Machado, 1577 - Rebouças, Curitiba - PR. CEP: 80220-070     Fone/Fax: (41) 3322-2475 | (41) 98407-4932     E-mail: sismuc@sismuc.org.br
Atendimento de segunda a sexta-feira das 8h às 18h.

DOHMS